sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula - Versão Final

PLANO DE AULA

TEMA
  Geometria e Medidas

OBJETIVO GERAL
Desenvolver habilidades em resolver problemas de diferentes contextos que envolvam relações métricas no triângulo retângulo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Classificar e reconhecer os diferentes triângulos de acordo com os ângulos;
- Conhecer a nomenclatura do triângulo retângulo;
- Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de problemas em diversos contextos;
- Resgatar, através da recuperação contínua, as habilidades que contemplam os conceitos anteriores que o aluno não tenha se apropriado.


JUSTIFICATIVA:
O Teorema de Pitágoras está presente em diversas situações do cotidiano; portanto, faz-se necessário que o aluno reconheça a sua aplicabilidade, utilize de seus mecanismos e assim possa intervir em sua realidade.

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS (MAPA CONCEITUAL)
- Sistema métrico decimal; - 6º Ano – 2º Bimestre - Conhecimentos Prévios: Multiplicação e Divisão por 10
- Teorema de Pitágoras - 8º Ano – 4º Bimestre - Conhecimentos Prévios: Potenciação



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Introduzir o conteúdo da história da matemática através de leitura, narrativa, interpretação de imagens, metáforas...
- A partir da situação histórica apresentada, favorecer a construção da aprendizagem através de sequência didática, seguindo as metodologias abaixo:
- Demonstrar as diferentes relações métricas existentes no triângulo retângulo;
- Apresentar o Teorema de Pitágoras utilizando diferentes metodologias;
- Identificar o ângulo reto e relacioná-lo ao triângulo retângulo presente em situações do cotidiano e utilizá-lo para resolução de problemas.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
- Vídeos;
- Livro didático;
- Caderno do Aluno;
- Transferidor;
- Esquadro;
- Fita Métrica ou Trena;
- Objetos que possibilitam a utilização do Teorema de Pitágoras;
- Softwares de Geometria Dinâmica;
- Caderno para realizar o registro das atividades.

AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação devem ser diversificados, possibilitando ao professor um diagnóstico preciso sobre a trajetória do aluno e deverá ser pautado nas produções textuais, no olhar atento a cada produção e avanço do aluno, avaliações escrita, oral e auto avaliação como reguladora da aprendizagem.

ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO
- Possibilitar aos aluno identificar a utilização e a aplicação do Teorema de Pitágoras nas diversas situações do cotidiano;
- Buscar no ambiente escolar ou em casa lugares que pode ser aplicado o Teorema de Pitágoras como na tesoura do telhado, na madeira que está na diagonal de uma porteira;
- Realizar medições e efetuar os cálculos para comprovar a validade do Teorema de Pitágoras;
-  Propor a resolução de exercícios que buscam, em seu enunciado, desenvolver a competência leitora para verificar se entenderam e conseguem decodificar o enunciado.


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