PLANO
DE AULA
TEMA
Geometria
e Medidas
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
habilidades em resolver problemas de diferentes contextos que envolvam relações
métricas no triângulo retângulo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Classificar e reconhecer os diferentes triângulos de acordo com os ângulos;
-
Conhecer a nomenclatura do triângulo retângulo;
-
Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de problemas em diversos contextos;
-
Resgatar, através da recuperação contínua, as habilidades que contemplam os
conceitos anteriores que o aluno não tenha se apropriado.
JUSTIFICATIVA:
O
Teorema de Pitágoras está presente em diversas situações do cotidiano;
portanto, faz-se necessário que o aluno reconheça a sua aplicabilidade, utilize
de seus mecanismos e assim possa intervir em sua realidade.
LEVANTAMENTO
DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS (MAPA CONCEITUAL)
-
Sistema métrico decimal; - 6º Ano – 2º Bimestre - Conhecimentos Prévios:
Multiplicação e Divisão por 10
-
Teorema de Pitágoras - 8º Ano – 4º Bimestre - Conhecimentos Prévios:
Potenciação
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
-
Introduzir o conteúdo da história da matemática através de leitura, narrativa,
interpretação de imagens, metáforas...
-
A partir da situação histórica apresentada, favorecer a construção da
aprendizagem através de sequência didática, seguindo as metodologias abaixo:
-
Demonstrar as diferentes relações métricas existentes no triângulo retângulo;
-
Apresentar o Teorema de Pitágoras utilizando diferentes metodologias;
-
Identificar o ângulo reto e relacioná-lo ao triângulo retângulo presente em
situações do cotidiano e utilizá-lo para resolução de problemas.
RECURSOS
MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
-
Vídeos;
-
Livro didático;
-
Caderno do Aluno;
-
Transferidor;
-
Esquadro;
-
Fita Métrica ou Trena;
-
Objetos que possibilitam a utilização do Teorema de Pitágoras;
-
Softwares de Geometria Dinâmica;
-
Caderno para realizar o registro das atividades.
AVALIAÇÃO
Os
instrumentos de avaliação devem ser diversificados, possibilitando ao professor
um diagnóstico preciso sobre a trajetória do aluno e deverá ser pautado nas
produções textuais, no olhar atento a cada produção e avanço do aluno,
avaliações escrita, oral e auto avaliação como reguladora da aprendizagem.
ESTRATÉGIAS
DE RECUPERAÇÃO
-
Possibilitar aos aluno identificar a utilização e a aplicação do Teorema de
Pitágoras nas diversas situações do cotidiano;
-
Buscar no ambiente escolar ou em casa lugares que pode ser aplicado o Teorema
de Pitágoras como na tesoura do telhado, na madeira que está na diagonal de uma
porteira;
-
Realizar medições e efetuar os cálculos para comprovar a validade do Teorema de
Pitágoras;
-
Propor a resolução de exercícios que buscam, em seu enunciado,
desenvolver a competência leitora para verificar se entenderam e conseguem
decodificar o enunciado.
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